25 Razões do Porquê de Você Não Fazer Dinheiro nos Eventos de Quadrinhos

Este texto foi compartilhado no Facebook e achei as críticas muito interessantes! Recomendo a todos que leiam, talvez você esteja errando em algum destes pontos e nem sabe. O texto original é da DerpyGirl e pode ser conferido aqui.

Em primeiro lugar, esta lista não é totalmente abrangente (eu provavelmente poderia listar 50 coisas). Em segundo lugar, esta é apenas a minha opinião. Conheço um monte de artistas e eu continuo vendo as mesmas coisas acontecendo nos eventos ano após ano. Sinto que as pessoas precisam começar a agir de forma diferente, caso contrário os eventos realmente vão ser um desperdício de dinheiro e tempo. Então é isso que acho que a maioria dos artistas está fazendo errado quando tentam vender suas coisas nos eventos:

  1. Mantendo a cabeça para baixo em sua mesa – Vejo fileiras de pessoas com suas cabeças baixas em um desenho em vez de olhar para cima e se engajar as pessoas passam por aqui (Que foi? Estamos te chateando?). Ofereça-se para dar um desenho personalizado para alguém DEPOIS que eles comprarem alguma coisa.
  2. Não ser capaz de descrever o seu livro ou produto – Se você não pode descrever o seu livro em uma frase, você está fazendo isso errado. Se está desconfortável descrevendo seu trabalho, encontre pessoas que não estão e traga-os (e se odiar as pessoas, volte para sua caverna e venda suas coisas online).
  3. Não dizer a ninguém onde você está – Duas semanas antes de cada evento você deve estar no Facebook, Twitter e Instagram dizendo a todos em que área e posição estará. Certifique-se de incluir o seu perfil do Twitter e a hashtag para o próprio evento. Eventos geralmente acabam ficando sem mapas e têm wi-fi ruim, deixando as massas a vagar sem rumo. Se os seus fãs não podem encontrá-lo, eles NÃO vão comprar de você.
  4. Não tendo os preços em nenhuma das suas coisas – Eu sei que este não é o protocolo, mas há um MONTE de visitantes novatos de eventos que não conhecem os costumes e se aproximam apenas nas pessoas com os preços, porque eles não sabem que TUDO ali está à venda. Faça os preços grandes e fáceis de ler também, assim eles não têm que ter vergonha de dizer que não podem pagar pela sua antologia em voz alta.
  5. Só conversando com outros artistas – Os artistas não compram material do artista, os fãs que o fazem. Se eu estou em pé na sua mesa, pare de falar com o cara ao lado e fale comigo.
  6. Odiando Cosplayers – Eles são a sua galerinha de sempre! Faça amigos, elogie-os, tire fotos com eles na frente de sua mesa e coloque-os no Twitter e Instagram durante o evento, peça-os para entregar seus panfletos e cartões postais (apenas não pareça estranho ou assustador).
  7. Não tendo folhetos ou cartões – Estes devem dizer EXATAMENTE onde você está e o que está vendendo, além de quaisquer promoções que pode estar fazendo.
  8. Vender para o público errado – Se você está em uma convenção de quadrinhos e apenas traz romances de fantasia, você está fazendo errado. Se estiver em uma convenção de brinquedos e só trazem histórias em quadrinhos, você está fazendo errado. Se só vender personagens de animê chibi, divida um estande com alguém que venda pôsteres de mangá. Conheça seu mercado, faixa etária, base de fãs e ATENDA-OS.
  9. Seu trabalho artístico parece como todos os outros – Se todos em sua fileira estão vendendo imagens de um personagem Mecha ou o Wolverine, ninguém vai vê-lo. Crie material que parece diferente para pendurar e chamar a atenção das pessoas.
  10. Sendo um idiota – Só porque alguém confunde Boba Fett com Jango Fett não significa que eles não têm dinheiro. Pare de ser condescendente, acalme seu Sith interior e seja LEGAL, você só deve querer vender.
  11. Sendo um idiota assustador – Mostrando às clientes do sexo feminino apenas imagens com mulheres neles, enfiando tudo em cima de mim ou dando o seu discurso de vendas para os meus peitos. Nós vemos você. Você está sendo um idiota. Um idiota assustador. Pare com isso.
  12. Não fazer nada de especial para o evento – Se eu posso comprar o seu livro digital online, por que eu deveria pagar um extra só para vê-lo em um evento? Dê algo como cartões de presente, ingressos de cinema, versões diferentes, chaveiros, correias, sacolas (todo mundo precisa de uma sacola extra!), qualquer coisa.
  13. Não recompensar seus fãs“Traga-nos qualquer cópia previamente adquirida dos nossos quadrinhos que vamos assiná-lo e dar-lhe 10% de desconto”, ou desconto em massa de -R$ 10,00 para um, -R$ 30,00 por quadro. “Siga-nos no Twitter, Facebook e Instagram e obtenha uma história em quadrinhos gratuita”. Faça um post no Twitter e ofereça um desconto para quem retweetar mais. Faça seus fãs se sentirem especiais.
  14. Divulgar o que você não tem – Se eu vier porque eu amei a arte do pôster atrás de você e você não trouxe aquele quadrinho, eu vou sair da sua mesa.
  15. Não ser adaptável – Você pode até ter todo um plano preparado, mas quando você entra no evento, você pode não estar perto da entrada, mas na saída. Ou seu personagem se parece muito com a garota ao seu lado. Tenha diferentes estratégias para lidar com qualquer coisa que possa dar errado.
  16. Não vender coisas com preços diferentes – Nem todo mundo tem o dinheiro para comprar todas as coisas (eles pagam por um bilhete de avião, hotel, alimentação, ingresso, etc). Então dê a eles um meio termo e venda-os alguns itens menores. Faça a sua capa, splash pages e variantes em impressões 5X7 ou 8X10, venda camisetas, capas de iPhone. Ao invés de criar toneladas de novas arte para o evento, faça novas propostas para o que você tem.
  17. Sendo um maluco do total controle – Certifique-se de que todos que trabalham no seu estande sabem seu discurso de vendas e podem responder a perguntas. Se você não está lá quando eu venho para seu estande e sua irmã não pode me explicar o que é a sua história, eu não vou voltar.
  18. Vendendo apenas material dos personagens populares – Eu sei. Eu sei. Você vende mais se você desenhar imagens populares, mas agora que estou na sua mesa, eu deveria ser capaz de ver o seu trabalho original também!
  19. Pense fora do evento – Semanas antes da aparição você deve incentivar as pessoas a comprar e divulgar o evento. Durante o evento, faça um encontro com fãs onde você pode responder perguntas e assinar seu trabalho. Tenha uma lista de e-mails para que as pessoas assinem (é mais legal se for digital). Depois do evento, entre em contato com todo mundo que assinou sua lista e agradeça-os com um cupom e todos os links do seu trabalho online.
  20. Falando mal de outros artistas ou participantes do evento – Diga-me o que está certo sobre o seu personagem, sua empresa, seu produto, e não o que há de errado com os dos outros. Este tipo de comportamento é uma bola fora e faz você parecer um bebezão. Pare.
  21. Não participar de Mídia Sociais – A mídia social é o seu melhor amigo durante os eventos, porque muitos aplicativos como o Twitter podem funcionar através da rede de dados do celular se o Wi-Fi cair. Além disso, se você incluir hashtag do evento em seus tweets, os moços e moças que organizam o evento podem ver isso e retuitar você ou alguma de suas fotos!
  22. Discórdia nos valores – Você quer vender seu livro de uma maneira, mas o co-criador quer vendê-lo de outra, em vez de se comprometer e chegar a um modo de vendas coeso, cada um “faz do seu modo”, o que faz de mim, a cliente, confusa.
  23. Não ter nada para vender – Se eu vir para o seu estande e ouvir o seu discurso e você fizer eu me interessar em seu produto, mas você não tem NENHUM, vou dizer a todos que não venham ao seu estande. Por quê? Porque você é um idiota.
  24. Subestimar clientela feminina – Caras me perguntam o tempo todo como vender para as mulheres. Venda exatamente da mesma maneira que você vende para eles. Conte-nos sobre os quadrinhos, o jogo, o brinquedo, o RPG. Faça contato visual, seja envolvente e se você tiver camisetas para vender, mostre-nos. NÓS COMPRAMOS ROUPAS (e compramos roupas para nossos homens também).
  25. Não aceitar cartões de crédito – Hoje em dia todos têm um destes. Se você não fizer isso, só aceita dinheiro e o único caixa eletrônico é fora do prédio, você está fazendo isso errado e NÃO está fazendo uma venda.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página para receber mais atualizações!