Resultados da Pesquisa (Não Oficial) sobre o HQMix 2016

Em Julho de 2016, eu, Digo Freitas, por iniciativa própria, criei e divulguei uma pesquisa de opinião para avaliar a percepção do Troféu HQMix perante leitores e profissionais da área de quadrinhos. A ideia era tentar visualizar um panorama geral da aceitação das formas de seleção e votação do prêmio, checar sua validade e importância perante o mercado, medir o interesse do público em comparecer à cerimônia de entrega, entre outros pontos.

Eu não trabalho na organização nem divulgação do prêmio e muito menos tenho essa pretensão, que isso fique destacado. Minha intenção surgiu de uma necessidade que observei de discutir isso abertamente, pois todos os anos surgem pequenas bolhas de discussão sobre os erros e acertos dos prêmios que temos hoje que dificilmente chegam aos organizadores. Eis o texto que coloquei na abertura do formulário:

É visível o desconforto de parte dos quadrinistas brasileiros com as edições 2015 e 2016 do prêmio Troféu HQ Mix, considerado por muitos o mais importante prêmio do ramo.
Por esse motivo estamos criando este questionário para coletar as principais opiniões, reclamações e sugestões sobre o mesmo para encaminhar aos organizadores e termos uma edição 2017 que represente melhor ao cenário atual e tenha uma posição ainda mais profissional.

Em uma semana de divulgação do formulário, consegui mais de 130 respostas que, pelo tipo de respostas obtidas, abrangeu pessoas de variados pontos de vista e níveis de entendimento sobre o prêmio, apesar da grande maioria das respostas virem do sudeste brasileiro. Na época eu não fiz nenhuma postagem aberta sobre estes resultados mesmo após de ter citado ali que entregaria aos organizadores ao fim da pesquisa. Os dados resumidos já apareciam para quem respondesse e eu não queria parecer estar “pedindo confetes”. Mas acabei mudando de opinião recentemente: acho que é legal deixar isso público, ainda mais com as novidades que surgiram este ano.

Em 2017 o prêmio teve muitas mudanças, sendo a principal que as obras serão inscritas pelos próprios autores com o pagamento de uma taxa de 15 reais para até 5 obras, entre outros pontos de avaliação que só saberemos mais para frente. E isso só aconteceu porque o prêmio recebeu críticas e foi bastante discutido desde 2015. Mais informações do novo formato aqui.

Enfim, decidi que a forma mais justa de divulgar isto é na íntegra e com os gráficos gerados automaticamente. Abro convite a qualquer interessado em destrinchar estes dados e obter novas correlações e gráficos, analisar as respostas e tratar as informações como desejar. Os dados estão nesta planilha aqui e o PDF com o resumo das respostas está aqui.

Enfim, abaixo os gráficos e a totalidade das respostas dadas. Infelizmente a fonte utilizada pelo navegador na conversão deixou um pouco ruim a leitura, mas caso incomode muito, pode baixar as versões originais nos links acima.

Ajude a divulgar nosso projeto!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on LinkedInEmail this to someone

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta nossa página para receber mais atualizações!